Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

O Banho e Tosa

Banho e Tosa, por Bruna Coppola:

Em 2008 quando surgiu a lei que proibia a eutanásia de animais sadios, a proteção animal e a prefeitura tiveram que criar diversos projetos para melhorar a qualidade de vida daqueles cães que ficariam nos canis, entre eles a Cãominhada, o Bem-Estar e o Banho e Tosa. Este último era coordenado pela ONG Natureza em Forma do biólogo Lito Fernandez, que doou os materiais necessários para começarmos. Hoje em dia, quem o coordena é a EQUIPE, e não mais a ONG. Assim, desde Abril de 2009, o Banho e Tosa atua TODAS as sextas-feiras, das 13h as 20h. Em 2011 começamos a atuar também às quintas-feiras com os animais dos canis individuais e esse ano começamos aos sábados, duas vezes ao mês, das 12h as 19h.

Nossa rotina é dura: Todos os dias nós chegamos à sala do Banho e Tosa e temos que montá-la, uma vez que nossos materiais ficam guardados nos armários. Esses materiais foram, em sua maioria, doados pela equipe, por pessoas diversas ou pela ONG Natureza em Forma. Alguns materiais foram adquiridos pelo próprio CCZ, como a máquina de tosa.

Depois de montado o banho, pegamos o canil que tomará banho.

Durante os banhos a sala fica muito suja, com pêlos, fezes, urina, unhas cortadas, etc, assim, temos que limpá-la constantemente.

Além disso, temos também que limpar o CANIL, pois normalmente os canis ficam sujos de fezes e urina e como queremos devolver os cães limpos para um ambiente agradável, temos que limpá-los também. Ou seja, o banho e tosa é também limpar dejetos!rsrs

Depois que terminamos, passamos mais ou menos 1h30 limpando a sala, arrumando os materiais e lavando as toalhas.

Essa experiência, para mim, é MUITO gratificante, pois banho e tosa não é só uma questão de higiene, é também saúde e sociabilização, pois muitos cães chegam ao CCZ com medo das pessoas e ficam muito estressados. Assim é uma maneira de acalmá-los e mostrar-lhes que o ser humano pode ser bom!

Com o tempo vemos a diferença de comportamento deles no Banho e Tosa, vemos a evolução para um animal mais estável e pronto para sua adoção!

Além disso, o Banho e Tosa nos auxilia a conhecer o animal a fundo, o que nos possibilita dizer o comportamento de cada um deles na Cãominhada!

Venha fazer parte do time de voluntários do Banho e Tosa, mais informações contate Bruna Coppola pelo e-mail: brunacoppola@yahoo.com.br

Anúncios

Sobre caominhadaccz

Eu sou uma voluntária que dedica as suas horas vagas aos animais. Quer seja com trabalhos braçais, como passeios e cuidados e também escrevendo para este blog. No blog divulgo o projeto com os animais e provoco temas de formação de conscientização e de cuidados com os animais.

Um comentário em “O Banho e Tosa

  1. Bruna Coppola
    31/05/2012

    Vivi, PARABÉNS PELO BLOG!! Está muuuito legal!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 27/05/2012 por em Você Sabia? e marcado .
%d blogueiros gostam disto: