Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Como viajar com seu cachorro ou gato de maneira segura?

viagem-segura-com-animais-de-estimacao-5
Por Juliana Covre, São Paulo

Viajar em família é bom, e se você puder levar seu pet é melhor ainda! Muitas pessoas se perguntam quais as regras que existem para levar seu animal em segurança, e não precisar passar por nenhuma situação chata!

Pensando nisso, resolvemos falar sobre algumas dicas para viagens de carro, avião e ônibus. Mas antes, vale ressaltar algumas regras gerais:

  • Antes de mais nada, converse com um veterinário para ter certeza de que seu pet está com a saúde em ordem e aguente uma viagem;
  • Saiba que enjoos são normais, e o veterinário pode indicar medicamento específico para seu amiguinho não passal mal;
  • Analise o espaço do veículo onde ele será transportado, e também da gaiola/casinha.

Uma dica de quem é apaixonado por animais: antes de pensar em levar seu pet junto com você, é importante que você responda mentalmente algumas perguntinhas básicas: meu cachorro/gato já andou de carro antes? Ele gostou da experiência? Ele é um pet sociável que irá curtir a viagem em locais diferentes? Com gatos isso é ainda mais importante, já que eles não se sentem tão confortáveis em ambientes diferentes com pessoas estranhas.

Além disso, a gente tende a achar que nosso pet estará melhor na nossa companhia, mas, às vezes, os bichinhos podem preferir menos agitação! Bom, agora vamos às dicas:

Viajando de carro com seu pet

A maneira mais segura de se viajar com cães e gatos é garantir que eles estão “presos”. Porque caso você freie ou colida com outro veículo, os bichinhos estarão protegidos.  Para cães até 10kg, uma boa opção são os assentos (que parecem aquelas cadeirinhas de bebês).  Já para os cachorros que pesam mais de 10kg, o ideal é o cinto de segurança próprio para cães.

Se o seu pet for um gato, opte pelas caixas ou bolsas de transporte. Elas estão disponíveis em diferentes tamanhos, formatos, cores e até materiais! Mas lembre-se: se o seu bichinho não estiver acostumado a utilizar essas opções, a dica é introduzir a caixa ou a bolsa no dia a dia do gato, para ele se acostumar.

Uma última dica valiosa: lembre-se de fazer algumas paradas no caminho, para seu pet poder esticar as patinhas, fazer as necessidades dele, e claro, respirar um pouco de ar fresco e desestressar!

Viajando de ônibus com seu pet

Para viajar de ônibus com seu cachorro ou gato, você vai precisar de duas coisas importantes:

  • Atestado veterinário que comprove as boas condições de saúde do pet;
  • Transportá-lo em uma caixa de transporte.

É importante também contatar a empresa de ônibus para tirar todas as dúvidas antes da viagem, pois algumas companhias podem ter regras mais específicas. Algumas empresas pedem que o dono compre a passagem do animal para que ele ocupe o assento ao seu lado. Outras, não já permitem que o animal fique no colo do dono (dentro da caixa de transporte, claro!)

Viajando de avião com seu pet

Para levar seu pet no avião, é importante ficar de olho nas regras da Anac e também às regras da companhia aérea com a qual você vai embarcar! Pois cada uma tem suas regras próprias em relação aos animais de estimação.

Se o voo for nacional, as regras básicas são:

  • Avisar a companhia aérea com antecedência de que viajará com seu animal;
  • Transportar seu animal em uma caixa de transporte resistente e com ventilação;
  • Atualizar todas as vacinas do pet;
  • Levar atestado veterinário.

Para que seu pet viaje com você na cabine, ele precisa pesar menos de 10kg com a caixa de transporte. Agora, se ele for no porão do avião, não se esqueça de identificá-lo com uma plaquinha, ele e a caixa de transporte!

Já nos vôos internacionais, é muito importante que você, além de contatar a empresa aérea, se informe sobre as regras do país de destino. Isso porque alguns países possuem regras específicas (como a necessidade do animal passar pelo período de quarentena antes de entrar no país) que podem acabar impedindo que você desembarque com seu pet. Cuidado!

Já fez o seu check-list? Pronto, agora é só viajar com seu pet em segurança!

 

Anúncios

Sobre caominhadaccz

Eu sou uma voluntária que dedica as suas horas vagas aos animais. Quer seja com trabalhos braçais, como passeios e cuidados e também escrevendo para este blog. No blog divulgo o projeto com os animais e provoco temas de formação de conscientização e de cuidados com os animais.

Um comentário em “Como viajar com seu cachorro ou gato de maneira segura?

  1. Roberto Blatt
    11/10/2016

    Excelentes dicas! Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10/10/2016 por em Você Sabia? e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: