Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Outubro Rosa – prevenção do câncer de Mama em animais

Zenaide

Zenaide

Por Juliana Covre, São Paulo

O mês de Outubro é conhecido por ser o símbolo da prevenção do câncer de mama nas mulheres. Mas e as nossas cadelinhas e gatinhas? Elas também precisam ser lembradas, não concordam? Então resolvemos esclarecer algumas dúvidas e falar mais sobre o tema!

Confira:

O tumor de mama é uma enfermidade que ataca as fêmeas de cães e gatos, e infelizmente é muito mais comum do que a gente imagina! Ele se dá em fêmeas não castradas, e muitas vezes pode ser tratado com sucesso, se for detectado logo no início. Se todas as cadelas e gatas que não estiverem destinadas a serem reprodutoras, forem esterilizadas antes de seu primeiro cio, esta doença poderia ser quase completamente erradicada! Imagina que maravilha, não?

Por isso, aqui vai uma dica super importante: se você encontrar algum crescimento ou um nódulo nas mamas da sua gatinha ou cadela, leve-a ao veterinário o quanto antes, e não fique “esperando pra ver”!

A castração reduz muito as chances dessa doença se manifestar, principalmente se as fêmeas forem castradas antes do primeiro cio, tornando assim quase nula a possibilidade de desenvolverem o câncer. Pesquisas apontam que as fêmeas  que foram castradas após ter passado pelo primeiro cio tem uma probabilidade de 8% de desenvolver câncer de mama. Já as que foram castradas após terem passado pelo segundo cio já tem uma probabilidade de 26% de desenvolver câncer de mama. Viu só como a diferença é grande? Fique de olho!

A função das glândulas mamárias é produzir leite para alimentar os filhotes. Eles estão localizados em duas linhas que se estendem ao longo da região abdominal das cadelas, os mamilos indicam a sua localização no corpo das cadelas.  A maioria das fêmeas desenvolvem tumores de mama e câncer somente após os 8 anos de idade e a incidência desta doença naquelas com menos de 5 anos de idade é menos comum.

Mas quais são os sintomas? Você precisa ficar sempre alerta, pois assim como a maioria das doenças, quanto mais cedo descobrir, maiores as chances do tratamento ser bem sucedido. Por isso, você deve sempre ficar muito presente na vida do seu pet, examinando sua pelagem diariamente para detectar possíveis anomalias em sua pele.

Seu pet pode apresentar sintomas como: apatia, falta de apetite, febre, diarreia ou até mesmo enjoo. O câncer de mama canino é particularmente perigoso, pois é um doença que progride de forma relativamente lenta e silenciosa.

Portanto, nunca deixe sua amiguinha (seja ela cadela ou gatinha) sem ir ao veterinário, e esteja SEMPRE muito presente na vida delas!

Anúncios

Sobre caominhadaccz

Eu sou uma voluntária que dedica as suas horas vagas aos animais. Quer seja com trabalhos braçais, como passeios e cuidados e também escrevendo para este blog. No blog divulgo o projeto com os animais e provoco temas de formação de conscientização e de cuidados com os animais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 16/10/2016 por em Você Sabia? e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: