Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Atitudes e hábitos para ser um adotante responsável

Alan Charles

Alan Charles

Por Juliana Covre, São Paulo

Adotar um animal não é apenas pegá-lo no abrigo e levá-lo pra casa, esperando que ele aprenda tudo sozinho, e que você não tenha que se preocupar com nada. Muito pelo contrário! Pra começar, não somos nós que escolhemos os pets na hora da adoção, mas sim eles que nos escolhem.

Ele será SIM parte da família, e você vai ter que ter muita paciência e amor pra dar a melhor vida que seu novo pet merece. Pensando nisso, montamos uma lista com algumas atitudes simples que você precisa seguir para ser um adotante responsável e digno do novo membro da família. Confira:

  1. Oferecer alimentos de qualidade

A boa alimentação faz toda a diferença na vida do seu pet. O mais indicado é optar pelas rações de alta qualidade, como as premium e super premium. Mas a gente sabe que elas são super caras, mas tente encontrar alguma similar, existem diversas marcas no mercado que são mais baratas! Mas como saber se a ração é ou não de qualidade? Fácil: observe se os grãos são oleosos ou secos (se forem secos demais significa que a ração é de qualidade inferior).

Outra alternativa é a alimentação natural, que vem conquistando cada vez mais adeptos. Mas é importante consultar um veterinário antes, para que ele avalie seu pet e indique o melhor cardápio!

  1. Estar sempre com as vacinas em dia

De que adianta ter um pet, se você não fica de olho nas vacinas dele? Eles não sabem falar, e por isso é importante sempre estar com a carteirinha em dia, para que eles não fiquem doentes ou contraiam doenças.

Outro lembrete super importante é atualizar (de acordo com o fabricante) a dose do antipulgas!  Para saber quando você deverá dar a próxima dose, basta olhar na embalagem do medicamento.

  1. Castrar

 Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a castração não serve apenas para evitar a procriação, mas ela também é importante para a saúde dos animais. Pra resumir: quando você castra o seu pet, você está prevenindo infecções urinárias e alguns tipos de câncer. Além disso, castrar significa elevar o bem-estar do nosso melhor amigo!

  1. Passeios e brincadeiras constantes

Por mais que o seu bichinho seja caseiro, ou até mesmo um gato – que já é mais independente por natureza – as caminhadas e brincadeiras são super importantes para a qualidade de vida do pet, além de ajudar na saúde mental dele, pois os passeios podem diminuir o estresse do dia a dia. Mas lembre-se de respeitar os limites do seu bichinho e respeitar suas preferências!

  1. Consultas periódicas ao veterinário

Não leve seu pet ao veterinário apenas quando ele estiver doente! Os famosos check-ups também são importantes para eles. Às vezes, muitas doenças se manifestam silenciosamente, e um simples exame pode salvar a vida do seu melhor amigo! Não vacile.

A última dica nem precisa de muita explicação: AMOR, MUITO AMOR. Isso a gente deve ter de sobra, e tenha certeza de que eles vão saber retribuir da melhor maneira possível.

Anúncios

Sobre caominhadaccz

Eu sou uma voluntária que dedica as suas horas vagas aos animais. Quer seja com trabalhos braçais, como passeios e cuidados e também escrevendo para este blog. No blog divulgo o projeto com os animais e provoco temas de formação de conscientização e de cuidados com os animais.

3 comentários em “Atitudes e hábitos para ser um adotante responsável

  1. Roberto Blatt
    21/10/2016

    Parabéns pelo artigo, Juliana. E obrigado pela colaboração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 19/10/2016 por em Você Sabia? e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: