Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Problemas comuns em cães idosos

A vida passa rápido, principalmente quando falamos da vida de um cachorro. Estudos apontam que um quarto da vida de um cachorro corresponde à “terceira idade”, e é por volta dos 6 ou 7 anos de idade que o corpo do animal começa a apresentar os primeiros sinais de velhice.

Mas calma! Não é preciso se desesperar nem privar seu animal de fazer as coisas que ele está acostumado, basta prestar atenção e priorizar sempre o bem estar dele, buscando maneiras para melhorar sua qualidade de vida.

Igual como acontece com as pessoas, os cães mais velhos podem apresentar pelos grisalhos, principalmente no focinho e ao redor dos olhos. A pelagem pode ficar mais fina e maçante. Esses são os primeiros sinais visíveis!

Anhanguera

Anhanguera

Pensando nos nossos velhinhos de quatro patas, selecionamos 5 problemas/doenças que são bem comuns em cães idosos e também quais os cuidados necessários:

  1. Doença periodontal : é o problema mais comum em cães adultos e idosos. Se não for tratada, pode gerar infecções graves, que podem até afetar outros órgãos, além de provocar perda de dentes, tártaro excessivo, problemas na mandíbula e maxilar, etc. A escovação dental diária é a melhor solução, assim como a limpeza periódica feita pelo veterinário, auxiliam no controle dessa doença!

 

  1. Obesidade: conforme a idade chega, os cães diminuem seu ritmo, e a atividade física fica mais limitada (igual como acontece com nós seres humanos, certo?), e ao mesmo tempo, eles ingerem mais comida e petiscos. Respeitando o limite de cada cão, é essencial usar a criatividade para tentar manter seu amigo em forma, passeando constantemente, administrando a rotina com uma alimentação saudável!

 

  1. Artrite: Essa doença pode acontecer por vários motivos, como desgaste da cartilagem, diminuição da lubrificação, traumas e até problemas genéticos nos ossos. O cão pode apresentar desconfortos ao andar, levantar e deitar. Uma solução é optar pelo uso de protetores articulares, e também ficar de olho no peso do animal (depende de cada raça), terapias como acupuntura e fisioterapia também podem ser muito eficazes!

 

  1. Câncer : A idade também traz doenças já conhecidas por nós humanos, como o câncer. E infelizmente, ele não tem cura. Mas a noticia boa é que para grande parte dos tumores benignos ou malignos em cães, existe tratamento para minimizar os sintomas e levar um pouco de conforto ao animal.

 

  1. Hipotireoidismo: Cachorros com sobrepeso, que não praticam muita atividade física, sonolentos e com lesões na pele podem sofrer de hipotireodismo. Se não for descoberta e tratada logo no começo, ela pode prejudicar a vida do animal. Por acometer em sua maioria cães idosos, os donos muitas vezes associam os sintomas à idade avançada e não buscam auxílio veterinário. Por isso, precisamos ficar bem atentos à qualquer mudança de comportamento do nosso animal, para realizarmos o tratamento correto.

 

Se você tem um cachorro (ou mais) e quer que eles vivam bem, confortáveis e durante muito tempo, fique de olho nos sintomas, e sempre leve ele ao veterinários, para exames de rotina que podem fazer a diferença na vida dele! E claro, nunca esqueça: amor e carinho NUNCA é demais!

Se você sabe de algum outro probleminha comum, ou se seu cachorro sofre de alguma coisa, conta pra gente aqui nos comentários! Conhecimento nunca ocupa espaço 🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Problemas comuns em cães idosos

  1. Cinthya Nunes Vieira da Silva
    04/11/2016

    Tenho dois cães bem velhinhos, um dash com 14 e um poodle com 15. Eles tem uma saude ótima considerando a idade. Comem bem, passeiam bastante. Só que a audição e a visão é que ficam mais frágeis. Embora eles sejam agitados e façam a mesma bagunça que filhotes (infelizmente, rs), gostam de dormir bastante… Espero que ainda vivam varios anos…

  2. Roberto Blatt
    04/11/2016

    Vê-los envelhecer dói, mas pelo menos assim ficamos sabendo como lidar com o assunto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 04/11/2016 por em Você Sabia?.
%d blogueiros gostam disto: