Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Doença Renal em cães: Causa, Sintomas e Tratamento

O post de hoje é muito mais do que uma conscientização, mas sim uma forma de prestar  homenagem ao nosso  Popeye, que nos deixou recentemente. E pra isso, resolvemos falar sobre um problema sério, que atinge muitos cães idosos: a doença renal.

Quando os cachorros atingem uma certa idade, é muito comum o aparecimento de algumas doenças, traumas e limitações que precisamos ficar atentos, e a doença renal é uma delas. À medida que o cão vai ficando velhinho, os rins passam a não funcionar tão bem como antes, causando diversas complicações.

Na forma mais aguda da doença, como a toxicidade, os sintomas podem aparecer de repente, e em alguns casos, é a mais agressiva. Já na doência renal crônica, o início pode ser muito lento, e com sintomas bem específicos.

Por isso, precisamos ficar atentos, e conhecer bem os hábitos do animal, qual a quantidade de comida que ele come diariamente, se ele bebe muita água, etc. Pois, caso haja qualquer mudança na rotina dele, você possa detectar rapidamente que há algo errado.

Causas:

  • Idade avançada;
  • Câncer;
  • Infecções urinárias;
  • Parasitas;
  • Doenças congênitas
  • Reação tóxica a venenos ou medicamentos

Sintomas:

Os animais com doença renal podem apresentar sinais bem específicos, como:

  • Aumento do consumo de água;
  • Diminuição da urina;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda excessiva de peso
  • Moleza
  • Diarréia
  • Dificuldade de se movimentar
  • Mau hálito
  • Pressão alta

Em alguns casos,os sintomas também podem ser detectados através de outros órgãos, como problemas no fígado ou doenças pancreáticas.

Tratamento:

Ao detectar algum sintoma preocupante no animal, é necessário que o leve imediatamente ao veterinário, pois quando a doença está em seu início o tratamento e chances de cura são muito maiores. Porém, caso haja demora em procurar o tratamento adequado, pode não haver cura, e você poderá apenas controlar os hábitos do cachorro.

Diferentes tipos de testes são realizados para ajudar a diagnosticar o processo da doença, como uma amostra de sangue, além de exames da uréia, creatinina ou até mesmo um hemograma completo.

Um dos tratamentos para doença renal (se descoberta no início) é a hidratação por fluidoterapia, com medicamentos específicos e dados ao animal entre 2 e 5 horas, todos os dias. Caso a doença seja crônica, o tratamento é para toda a vida!

A alimentação adequada também é muito importante. Existem rações específicas para animais com problemas renais, facilmente econtradas em lojas específicas para produtos pet.

O animal deve ter sempre livre acesso à água limpa e fresca. Retenção de água durante a noite não vai diminuir a necessidade do animal de urinar durante a noite e pode causar uma crise aguda. A quantidade de água e alimentos consumidos a cada dia devem ser monitorado para que o proprietário saiba se o animal está comendo e bebendo quantidades normais.

Bom, agora que você descobriu um pouco mais sobre a doença renal, fique de olho no seu animal, e leve-o periodicamente ao veterinário, pois o tratamento eficaz pode salvar uma vida. Nosso querido e amado Popeye teve uma vida complicada, mas cheia de amor aqui no CCZ.

popeye

Sempre comilão, amoroso e muito calmo, era uma das alegrias dos voluntários. Mas chega uma hora que precisamos nos despedir, e mesmo que seja difícil – sempre é –  sabemos que fizemos tudo o que foi possível para dar uma vida digna para ele.

Popeye, vai iluminar o céu…Por aqui, lembraremos sempre de você ❤

Anúncios

Um comentário em “Doença Renal em cães: Causa, Sintomas e Tratamento

  1. Roberto Blatt
    23/11/2016

    Sem palavras… Melhor homenagem ele não poderia ter tido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 21/11/2016 por em Você Sabia?.
%d blogueiros gostam disto: