Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Lar Temporário: conheça esse ato de amor

Hoje existem muitas pessoas que adoram cães e querem muito ajudar a dar uma vida melhor para eles – principalmente para aqueles que são resgatados das ruas – mas que por inúmeros motivos, não podem tê-los em suas casas.

Mas calma, nem tudo está perdido! Hoje existe algo chamado Lar Temporário, ou LT. Mas o que é isso? Nesse post vamos explicar.

Se você quer ajudar os animais abandonados, mas não pode assumir um compromisso de longo prazo, você pode acolher um animal temporariamente em sua casa até que ele esteja pronto para ser adotado por uma família definitiva.

Ao se tornar um LT, você terá algumas obrigações com o animal, como por exemplo: dar abrigo, comida, brincar com ele, levá-lo para passear e cuidar da saúde e bem-estar do cão. Tudo que qualquer adotante responsável faz!

A diferença é que é temporário. Os LT’s sabem e divulgam a foto do animal onde puderem, em Ong’s e perfis nas redes sociais, para ajudar o animal a ter uma família definitiva, e receber muito amor. Geralmente, funciona assim: A instituição responsável pelo resgate do animal é quem arca com os gastos (ou a maioria deles) e o voluntário dá o espaço e o cuidado ao animal, enquanto procura-se uma nova família para ele.

O tempo do LT é bem variado, pode durar semanas, meses ou até anos. Tudo vai depender do processo de adoção do animal. Á primeira vista, pode parecer um pouco difícil acolher um animal que não será seu. Mas na realidade, é um trabalho muito gratificante e que é facilmente incorporado na rotina da maioria das pessoas.

Não é preciso cuidar de muitos bichos de uma só vez. Se cada voluntário cuidar de um ou dois, já estará contribuindo para tornar menos estressante o longo caminho que esses cães percorrerão até encontrar um lar definitivo.

15078906_331399147230365_9177595136677065708_n

Esse tipo de ação é importante porque permite que mais animais possam ser salvos, e não fiquem nas ruas. O cão ou gato fica em segurança, recebendo cuidados, até ter um lar definitivo.

Não existem requisitos para servir de Lar Temporário, mas o bom senso deve sempre estar presente! Em primeiro lugar, o espaço é essencial. O cão resgatado precisará de um espaço para se locomover e ficar confortável. Se o voluntário tiver outros animais na casa, é preciso saber se eles se dariam bem e conseguiriam conviver sem problemas.

Em alguns casos isso é até melhor, pois o cachorro resgatado pode aprender a conviver amigavelmente com outros cães e até gatos, melhorando sua socialização para quando ele for para seu lar definitivo.

Algumas associações exigem que o candidato responda um questionário. Nele são perguntados os hábitos da casa, se todos os moradores estão de acordo com o projeto, se tem crianças, se a casa é segura para os animais, qual é a disponibilidade de tempo do cuidador, etc.

Mas qual o propósito de servir como lar temporário? Fácil! Se cada um de nós pensar dessa maneira e tirar um bichinho das ruas, estaremos pensando num bem comum bem maior, além de evitar que o problema do abandono se propague cada vez mais, afinal, já falamos dessa questão, que é um problema social recente e cada vez mais comum, e NÃO deveria ser!

Ajude a compartilhar, pois quanto mais adoções, maiores são as chances de felicidade de todos esses peludinhos que amamos!

Aretha

Aretha

Se quiser ser um LT ou conhecer alguém que se encaixe nesse perfil, entre em contato e compartilhe esse post! ❤

Anúncios

Um comentário em “Lar Temporário: conheça esse ato de amor

  1. Roberto Blatt
    23/12/2016

    Uma causa pouco divulgada… Pena…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 22/12/2016 por em Campanha.
%d blogueiros gostam disto: