Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Saiba como cuidar do seu pet no Verão!

O verão é amado por uns, e odiado por outros. Isso sempre foi assim, e com os animais, não é diferente. Por isso é muito importante saber como cuidar do seu cão nessa fase de calor e temperaturas abafadas.

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas com os principais cuidados que devem ser seguidos para que o animal fique confortável e não passe mal, nem pegue alguma doença.

Vamos lá!

Praia e areia podem ser vilões

O principal destino dos brasileiros, no Verão, são as praias. E se você resolver levar o seu cão junto, deve saber de algo muito importante!

O principal perigo aos animais é contrair uma doença conhecida como verme do coração. Essa doença é transmitida por mosquitos do litoral. O parasita se aloja no coração do bichinho e os sintomas podem demorar anos para se manifestarem.

Calor, Calor, Calor

As temperaturas aumentam, e assim como nós humanos optamos por roupas leves e aumentamos a ingestão de água, os cachorros também precisam de cuidados especiais nessa estação.

O momento da caminhada ou do passeio deve seguir um horário onde a temperatura é mais amena. O mais indicado é antes das 10h e após as 17h, quando o sol está menos intenso, e o chão já não é tão quente, pois os coxins (as “almofadinhas” das patinhas) dos animais são muito sensíveis e podem queimar.

Vale ressaltar que, em momento algum, deixe seu animal sozinho no carro, trancado. Mesmo se você for à padaria, mercado ou até uma passada rápida pela farmácia. NUNCA deixe ele ali, sozinho, sem ventilação. Além de irresponsabilidade, é um ato criminoso contra o animal.

Algumas pessoas pensam que melhoram a vida do seu cão cortando o seu pelo, acreditando que estarão mais frescos. Mas na verdade,  o pelo ajuda o seu cachorro a proteger-se do sol, por isso ao fazer isso a pele dele mais exposta ao sol. O melhor é cortar o pelo na primavera ou outono.

Barba Negra

Barba Negra

Nunca aplique protetor solar humano no animal, isto é muito perigoso para a sua saúde. Se pretende usar creme protetor para o sol, consulte o seu veterinário sobre as possíveis opções para o animal.

Se a casa for muito quente, coloque panos ou toalhas únidas na caminha ou no espaço que eles costumam deitar, para que eles se sintam mais frescos. E não se esqueça do gelo na água, isso ajuda a manter a temperatura fria por mais tempo!

Cupim

Cupim

Com essas dicas, seu amigo ficará bem mais confortável e não correrá riscos de passal mal, desmaiar ou qualquer outra situação perigosa!

almof

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 04/01/2017 por em Você Sabia?.
%d blogueiros gostam disto: