Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Cuidando da saúde bucal dos cães

O cuidado com a higiene bucal dos cães é fundamental para garantir mais qualidade de vida, e também evitar doenças. Porém, muitas pessoas não dão atenção para a saúde bucal do animal, e esquecem como é importante escovar corretamente os dentinhos deles (mesmo que eles NÃO GOSTEM e façam de tudo para não deixar).

shutterstock_215714683

Mas vai muito além disso. A questão também é de sanidade animal, pois algumas doenças começam na boca e passam para outros órgãos como rim, coração e fígado, o que pode ser MUITO grave. O sintoma mais comum que os tutores percebem é o mau hálito do cachorro, mas acham que é algo comum. Mas o problema é bem maior: a halitose é apenas um pequeno sinal de que algo pode estar errado.

A periodontite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana (o famoso tártaro) e, muitas vezes, começa com uma pequena gengivite que não foi tratada, e é a doença mais comum entre os cães.

Pode desenvolver para uma inflamação dos tecidos que sustentam os dentes na boca, causando a dificuldade do animal em se alimentar. Nesse caso, recomenda-se uma limpeza para retirar as bactérias.

A escovação deve ser um hábito e ainda é o método mais eficaz para a manutenção da saúde bucal do animal, mas nós sabemos que é difícil. No mercado, já existem alguns produtos mastigáveis específicos para cuidar do tártaro, que podem ser mais práticos e geralmente os cães gostam mais.

shutterstock_360721901

Outra dica para contribuir com a saúde do bichinho é oferecer ração seca, biscoitos e brinquedos, pois eles favorecem o atrito com os dentes, auxiliando a mantê-los saudáveis. Seguindo essas orientações, seu cão terá dentes mais limpos!

E aí, gostou? Fique de olho no seu amigo ❤

Anúncios

Um comentário em “Cuidando da saúde bucal dos cães

  1. ROBERTO BLATT
    23/05/2017

    Uso uma pasta dental com gosto que até atrai o meu gato, e coloco-a numa dedeira… Acho mais fácil. Claro que ele não curte a escovação em si, mas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 23/05/2017 por em Você Sabia? e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: